DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS AO MUNDO MEDIEVAL


Você viu em seus estudos que o Império Romano, que antes era tão poderoso, vinha se fragilizando e passando por dificuldades políticas, militares e econômicas. Analise as assertivas abaixo que tratam sobre essas dificuldades:

 

I - A expansão territorial não mais ocorria. O “abastecimento” de mão de obra escrava, em virtude disso, havia cessado e o governo que precisava de dinheiro para se manter, cobrava altos impostos causando descontentamento entre a população.

II - As desigualdades sociais ficavam cada vez mais aparentes, possuidores de grandes propriedades utilizavam da mão de obra de pessoas endividadas.

III- A maior parte dos bárbaros que cruzaram as fronteiras não o fez como invasores, mas como imigrantes que se estabeleciam em território imperial com autorização, como soldados ao serviço do imperador

IV- Os hunos, por serem povo amigo dos germânicos, influenciaram em sua decisão de fixar residência nas terras do Império Romano

V - A civilização romana exercia forte atração sobre os bárbaros. De tal modo que nenhum deles pretendeu ser imperador depois da derrota do Império.


II, III e IV apenas


III e V apenas


I, II, III e V apenas


I e IV apenas 


I, II, III e IV apenas

Considere o documento a seguir.

 

(...) foi nos arredores das cidades em crescimento, no século XII, que a miséria apareceu. Repentinamente. Como uma coisa intolerável. Isso era conseqüência da migração dos camponeses para a cidade. Na periferia, onde chegavam esses migrantes desenraizados, a solidariedade primitiva estava destruída. (...) É nesse momento, ao fim do século XII, que aparece Francisco de Assis, o homem que encarna uma transformação radical do cristianismo.

(DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Unesp 1998, pp. 32-33.)

 

O documento estabelece uma relação entre a experiência franciscana e a condição da pobreza na Baixa Idade Média, podendo-se concluir que:

Assinale V para verdadeiro e F para falso.

 

(  ) o documento relaciona pobreza, ordens mendicantes e novas maneiras de viver o cristianismo, denunciando a desigualdade social;

(  ) a pobreza, no texto, é um efeito de transformações socioeconômicas; Francisco busca um meio para realizar a imitação de Cristo, sendo fruto de uma opção voluntária;

(  ) o documento apresenta os pobres como os despossuídos de bens materiais: camponeses sem terra e sem trabalho e clérigos que renunciaram à riqueza terrena;

(  ) a espiritualidade franciscana, no texto, é relacionada às transformações urbanas e positivada como virtude.


V;V;F;V


F; F; V; V


V; F; V; F


F; F; F; F


V; V; V; V

A Igreja Católica elaborou um código de ética e conduta que definia o comportamento, os costumes e ações da sociedade medieval. Sobre a cultura e a vida cotidiana da Idade Média, é correto afirmar que:


A ideia de salvação passava pelo pagamento dos dízimos, por uma existência de luxo e apego aos bens terrenos.


A Igreja determinava que todos os monges deveriam se recolher aos conventos para meditar, sem manter nenhum contato com o mundo terreno.


O tempo era medido pelo toque dos sinos dos palácios medievais que determinavam as horas de repouso e de trabalho, de oração e de festas.


A crença no Deus cristão era o princípio que norteava todas as atividades humanas, pois, de acordo com a Igreja, todas as ações deveriam ser abençoadas.


A alfabetização era estimulada pela Igreja para que todos pudessem ler a Bíblia e os pensadores clássicos, copiados e traduzidos pelos monges.

Na República romana (509 a.C. a 27 a.C.) ocorreram diversas lutas que envolveram patrícios e plebeus. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os principais motivos de tais lutas:  


A insistência dos patrícios em promover a paz nas fronteiras do império. 


A incapacidade dos plebeus em realizar uma boa administração pública. 


O interesse dos patrícios em implantar na cidade o voto livre e universal.


A exclusividade de participação política dos plebeus no Senado Romano


O desejo dos plebeus em assegurar maior igualdade de direitos com os patrícios.

Leia atentamente as frases abaixo:

A África, como a conhecemos na imagem cotidiana da mídia, dos livros e da literatura é uma invenção europeia. (AIDAR/DANTAS, 2010, P. 49)

A visão eurocêntrica prevaleceu durante tanto tempo que ainda hoje há uma carência bibliográfica sobre a História da África, fato que, em certa medida, restringe os conhecimentos sobre essa temática. (Idem, p. 43)

De acordo com seus estudos e seus conhecimentos, o estudo da África se tornou particularmente importante no Brasil, pois:


Conhecemos a importância que os europeus tiveram neste continente


Temos a segunda maior população afrodescendente do mundo. 


 Somos semelhantes aos povos africanos, devido ao clima tropical.


Temos que reconhecer o papel exercido pelos negros no tempo da escravidão. 


É de grande interesse para nós o conhecimento de sua flora e fauna.

Sabe-se que os fósseis provenientes de organismos com menos de 50 mil anos possuem átomos de Carbono 14, que é radioativo. Diante de tal conhecimento, e das leituras realizadas sobre o tema, é correto afirmar que: 


O estudo dos fósseis só é possível de ser realizado pelos arqueólogos


A maior quantidade desses átomos, indica que maior é a idade do fóssil.


A menor quantidade desses átomos, indica que menor é a idade do fóssil. 


A menor quantidade desses átomos, indica que maior é a idade do fóssil. 


Os estudos da química têm pouca contribuição para o estudo dos fósseis.

Leia com atenção:

 

"(...) a própria vocação do nobre lhe proibia qualquer atividade econômica direta. Ele pertencia de corpo e alma à sua função própria: a do guerreiro. (...) Um corpo ágil e musculoso não é o bastante para fazer o cavaleiro ideal. É preciso ainda acrescentar a coragem. E é também porque proporciona a esta virtude a ocasião de se manifestar que a guerra põe tanta alegria no coração dos homens, para os quais a audácia e o desprezo da morte são, de algum modo, valores profissionais."
(Bloch, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1987.)

 

O autor nos fala da condição social dos nobres medievais e dos valores ligados às suas ações guerreiras, É possível dizer que a atuação guerreira desses cavaleiros representa, respectivamente, para a sociedade e para eles próprios:

 


A participação nas guerras santas e na defesa do catolicismo, e a possibilidade de pilhagem de homens e coisas, de massacres e mutilações de inimigos.


A garantia de segurança, num contexto em que as classes e os Estados nacionais se encontram em conflito, e a perspectiva de conquistas de terras e riquezas.


A permissão real para realização de atividades comerciais, e a eliminação do tédio de um cotidiano de cultura rudimentar e alheio a assuntos administrativos.


O respeito às relações de vassalagem travadas entre senhores e servos, e a diversão sob a forma de torneios e jogos em épocas de paz.


O cumprimento das obrigações senhoriais ligadas à produção, e à proibição da transmissão hereditária das conquistas realizadas.

O Império romano promoveu um primeiro processo globalizador fundindo elementos de várias culturas do mundo conhecido. Da fusão, por exemplo, da sociedade romana com a sociedade bárbaro-germânica surgiu a sociedade medieval europeia. Sendo assim, responda qual aspecto da mentalidade econômica germânica predominou sobre a romana na economia feudal? Marque a alternativa correta.


A produção do excedente agrícola visando o comércio nas grandes cidades.


O combate à exploração de mão-de-obra e a remuneração justa do trabalhador. 


A agricultura de subsistência responsável pelo aspecto auto-suficiente do Feudo.


O grande comércio de cavalos e certos gêneros agrícolas com os estrangeiros. 


A grande comercialização de produtos artesanais nas muitas vilas europeias.

A democracia ateniense, diferentemente da nossa, era exercida diretamente pelos cidadãos em praça pública (na Ágora), sem assembleia representativa. Em relação a quem era considerado cidadão em Atenas, pode-se afirmar que se tratavam de:


Homens livres, nascidos em Atenas e também estrangeiros. 


Homens e mulheres livres, ambos proprietários de terra. 


Homens livres, nascidos em Atenas, mulheres e escravos alforriados. 


Homens livres, nascidos em Atenas, estrangeiros e mulheres


Homens livres, nascidos em Atenas e proprietários de terra. 

As civilizações pioneiras da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e certas peculiaridades culturais. Os egípcios, por exemplo, promoviam o embalsamamento dos corpos de reis, buscando mumificar os mesmos. Qual a lógica religiosa desse procedimento funerário egípcio? Assinale corretamente:


Apenas acreditava-se que conservar o corpo do monarca era uma maneira de manifestar apreço pela figura em questão.


Uma crença reencarnacionista afirmava que o espírito do rei poderia retornar ao corpo, por isso, era necessário conservá-lo.


Acreditava-se que o corpo de um rei era sagrado, se devidamente conservado poderia curar as doenças dos vivos.


O corpo era consagrado ao deus Osíris como uma oferenda, portanto, precisava ser conservado e decorado para o funeral.


Era uma forma de manifestar gratidão pelo corpo que abrigou o espírito do morto durante a vida transcorrida.

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